Glossário Otaku

Yo minna!
Como muitos têm me perguntado o significado de alguns termos e até mesmo me pediram para deixar escrito...
Glossário Otaku, here we go!



Gêneros:

Shounen - Voltado para o público masculino jovem. Normalmente não tem romance (ou se tem, é pouco e não tem foco) e tem bastante ação.

Shoujo - Voltado para o público feminino jovem. Normalmente é focado em romance e quase não tem ação.

Seinen - Voltado para o público masculino adulto. Normalmente é voltado em questões filosóficas e em geral de compreensão mais difícil. 

Lolicon - Anime que possui garotas (crianças) vistas de uma forma romântica (e às vezes erótica). O termo também é utilizado como adjetivo sinônimo de "pedófilo".

Shotacon - O contrário de Lolicon. Ao invés de garotas, são garotos.

Harem - Múltiplas heroínas. Significa que existem diversas opções de "par" para o personagem principal (em geral, elas brigam pelo principal) ou até mesmo uma possibilidade de final múltiplo (aonde o protagonista acaba com mais de uma garota). Também pode ser feito com uma protagonista com vários "heróis", no chamado Harem Inverso.

Ecchi - Derivado do som da letra "H" em inglês. O gênero não chega a ser hentai (de onde vem certa letra "H"), mas é longe de ser inocente. Então a melhor definição seria "mente poluída". Ele é geralmente recheado de menções e situações relacionadas ao hentai mas não contém a ação em si. Em casos mais pesados, chega a ter nudez.

Shounen ai - Relações entre garotos (gays). Não necessáriamente ele terá as ações em si, mas é possível. Porém, ele é restrito à beijos. Qualquer coisa além disso é caracterizada como Yaoi.

Shoujo ai - Relações entre garotas (lésbicas). Não necessáriamente ele terá as ações em si, mas é possível. Porém, ele é restrito à beijos. Qualquer coisa além disso é caracterizada como Yuri.

Hentai - Anime erótico, contendo relações explícitas. Também é usado como adjetivo com o significado de "pervertido".

Yuri - Hentai, com relações entre lésbicas. O termo também é utilizado para mencionar relações lésbicas (não necessáriamente a ação, mas a indicação de casal).

Yaoi - Hentai, com relações entre gays. O termo também é utilizado para mencionar relações gays (não necessáriamente a ação, mas a indicação de casal).


Termos:

Shipping - É o ato de "fazer casais". "Shippar" personagens é associar dois personagens em um casal.


Chuunibyou - "Síndrome de oitavo ano". É uma síndrome de "faz-de-conta", aonde a pessoa acabar por inventar situações e histórias sobre ela mesma por diversos motivos. Os três casos principais são: DQN, aonde a pessoa tenta parecer antisocial ainda que não seja, muitas vezes para parecer forte ou algo do tipo; Subculture, aonde a pessoa finge que gosta de uma cultura estrangeira (ou apenas parte dela) apenas para ser diferente e "parecer legal"; e o EvilEye, aonde a pessoa admira poderes especiais, e finge tê-los, até mesmo criando um "eu-fictício" para eles.

Kawaii - "Bonito(a)"

Eroge - Proveniente de "Ero-Game", jogos eróticos.

Fujoshi - Fã feminina de Yaoi.

Hikikomori - Caracteriza alguém que se recusa a deixar sua casa ou ambiente, para excluir-se da sociedade.

Imouto - Irmã mais nova

Kemonomimi - Também chamado de "Furry", é quando os personagens tem rabos e orelhas (e alguns outros traços) de animais mas seu corpo é humano.

Kodomo - Criança.

Moe - É um personagem que desperta um instinto de proteção ou sentimento de afeto em outros. Frequentemente confundido com fetiche, ele não tem necessáriamente uma ligação direta com preferências sexuais. Pode ser aplicado ao afeto à mãe, irmã, amiga, etc. Também é utilizado para definir uma preferência por um tipo de personalidade/aparência. Haruhi: "(Moe) É o que excita as pessoas!".

Onii - Irmão mais velho

Onee - Irmã mais velha

Osananajimi - Amigo de infância

Otaku - Para os fãs de anime, Otaku significa fã de anime. Porém, em japonês, o termo tem um sentido negativo. A tradução literal seria "Sua Casa", indicando uma pessoa que tem um hobby obcessivo.

"Deres":
"Dere" são adjetivos com o objetivo de definir a personalidade de um personagem, baseando-se na forma em que o personagem demonstra afeto.

Tsundere - É uma das mais comuns. Tsunderes são em geral agressivos em primeira instância, mas tendem a alternar com uma personalidade mais amável. É uma junção de dois termos: "tsuntsun", que indica uma personalidade fria ou agressiva, e "deredere" que é "tornar-se amável".

Yandere - É o inverso de Tsundere. Yanderes são amáveis a princípio e depois se tornam agressivos. Em geral, Yanderes tendem a ser psicopatas e/ou assassinos e são mentalmente instáveis. Yanderes são amáveis com aquele que eles amam e extremamente agressivos com outros, principalmente com aqueles que tentam causar qualquer tipo de mal (físico ou psicológico) ao seu amado.

Dandere - É caracterizado pela inicial falta de expressão que depois se torna mais romântica e amável, ainda que mantenha um pouco da inexpressividade.

Kuudere - São personagens que são frias e se recusam a assumir sentimentos, mas que acabam por revelar um lado mais fofo e amável.

Tsunshun - Um tipo de Tsundere, só que ao invés de ser agressivo, o personagem é depressivo.

Yangire - Um tipo de Yandere, só que não tem um interesse amoroso.

Himedere - Meio que uma mescla entre tsundere e kuudere, aonde a personagem se porta como princesa e se mantém "superior" aos outros.

Kamidere - Meio que uma mescla entre tsundere e kuudere, aonde a personagem se considera superior aos outros por ser um deus.


Um comentário: